Dicas
Dicas


 

Como conservar as frutas? Fruteira ou frigorífico?

 

Todos nós sabemos que as frutas são essenciais às nossas vidas, pois elas nos fornecem vitaminas além de serem ricas em fibras. Mas por vezes, ficamos sem saber como conservar as frutas de forma adequada para que as mesmas permaneçam sempre fresquinhas. Por isso, o Dicas Caseiras ajuda a si, como conservar melhor as suas frutas. Na fruteira ou frigorífico?

Abacate: Essa fruta deve ser conservada em um sítio arejado e fresco. Se a fruta ainda estiver verde, não convém guardar no frigorífico, pois atrapalha o processo de maduração. Ao descascar, é aconselhável que seja consumida na hora, para que a sua polpa não escureça com o contacto do ar.

Abacaxi: Caso esteja madura, consuma no máximo dois dias, caso seja conservada fora do frigorífico.

Ameixas

Ameixa: Para uma melhor conservação e por muitos dias, guarde-a simplesmente em um saco plástico e coloque no frigorífico, sem lavar. Lave apenas quando for consumida.

Banana: Não conservar no frigorífico, pois perderá o sabor, além de estragar bem mais rápido, prefira conservar em um local limpo, fresco e seco.

Cereja fresca: Quando as cerejas tiverem bem frescas, opte por guardar no frigorífico, mas guarde-as na parte de baixo por no máximo 1 semana.

Damasco

Damasco: No caso do damasco, pode ser guardado no frigorífico por no máximo 3 dias, sem lavar. Coloque em um recipiente fechado, por causa da humidade. Lave somente na hora de consumir a fruta.

Figo: Esta fruta geralmente estraga muito rápido, por isso, devem ser conservados no frigorífico. Quando estiverem muito maduros, cubra-os em papel toalha para evitar que absorva odores e a mistura de sabores de outros alimentos.

Laranja: Conservar fora do frigorífico. Opte por um local fresco e seco.

Lima: Se estiver verde, guarde-a em local fresco e seco. Se estiver madura, conserve no frigorífico dentro de um saco plástico. Nessas duas situações pode durar até duas semanas. Se estiver cortado guarde-o no frigorífico em um recipiente completamente fechado.

Maçã: Um tipo de fruta que se conserva bem por muito tempo. Guarde-a na parte de baixo do frigorífico, ou também pode ser colocado em uma fruteira desde que esteja em um local ventilado, ela pode durar até 3 semanas.

Manga

Manga: Mantenha em um local fresco e ventilado. Se a manga estiver verde, embrulhe-a em folhas de jornal, assim acelerará ainda mais o amadurecimento. Depois de madura não deve ser guardada por mais de três dias. Se for conservar em pedaços, envolva-os em um tipo de papel filme.

Melancia: Se estiver fora do frigorífico, ela conserva até uma semana. Depois de cortada, conservar no frigorífico envolvido em papel alumínio para evitar que fique seca.

Melão:Deve ser conservado fora do frigorífico. Se já estiver maduro, guardar no frigorífico. Se estiver aberto, cubra com um plástico. Para acelerar o amadurecimento, envolva a fruta em uma folha de papel por dois dias.

Morango

Morango: Conserve-o no frigorífico sem lavar. Pode durar até 4 dias.

Pêra: Conserve fora do frigorífico de preferência em local fresco e arejado. Também não coloque em sacos plásticos fechados, pois esta fruta libera um tipo de gás que faz com que acelera o amadurecimento e causa apodrecimento.

Se sabe mais alguma dica, não hesite e partilhe-a connosco e com os outros leitores.

 
 

 

Os benefícios de usar ervas aromáticas

Neste artigo vamos apresentar algumas ervas e especiarias, que podem servir para a confecção das suas refeições favoritas. As especiarias são também muito benéficas para a saúde e podem dar muito sabor e aroma na sua cozinha. Conheça algumas das ervas e especiarias e as suas principais características.

Cozinhar com especiarias e ervas aromáticas é muito saudável e é recomendado o seu uso, em troca de condimentos menos saudáveis, como o sal, por exemplo. As ervas aromáticas podem ser compradas inteiras ou em pó. Para conservar o seu cheiro e sabor, devem ser trituradas momentos antes de serem cozinhadas. Além das suas características aromáticas e do seu óptimo sabor, são também muito utilizadas como tratamento natural para dores e outros problemas de saúde. Conheça neste artigo as características de algumas ervas aromáticas e especiarias.

 

Coentros:

Muito usados na cozinha portuguesa, são também muito populares na cozinha mexicana e indiana. Os coentros podem ser utilizados de forma natural, secos ou em sementes e têm um sabor muito intenso, principalmente quando estão frescos. Esta erva combina muito bem com pratos de arroz e tomate e com muitos outros pratos. Os coentros são muito benéficos nas dores do estômago e na redução do colesterol do sangue e pensa-se ainda que são importantes na estimulação de enzimas que combatem o cancro.

Louro:

O cheiro e principalmente o sabor do louro é único. Usado em quase todo o tipo de pratos, uma folha de louro pode fazer a diferença, dando paladar a pratos de carne, de sopa e muitos outros cozinhados, ficando bem em praticamente qualquer prato. O louro é conhecido também por facilitar a digestão e pode ainda ser usado como repelente natural: coloque uma folha de louro nos recipientes do arroz, farinha, feijão, etc, e nunca mais terá aqueles famosos bichos que estragam os alimentos.

Folhas de orégãos

Orégãos:

Também conhecidos como manjerona silvestre, os orégãos são uma erva com grandes qualidades aromáticas. Muito usados nas pizzas, ficam muito bem em pratos de vitela, cabrito, aves e muitos outros. Possuem propriedades antioxidantes e são aconselhados no combate de inflamações e ajudam ainda no problema de aerofagia (excesso de ar no estômago).

Tomilho:

Esta erva tem um sabor delicioso, principalmente quando é usado fresca. Rico em ferro e cálcio, o tomilho fica muito bem em saladas e sopas mas também em pratos de carne e peixe. Esta especiaria é eficaz a melhorar problemas respiratórios e torácicos, como a tosse e a bronquite, mas também é muito eficaz para ajudar a vesícula preguiçosa e problemas de digestão lenta.

Cravinho:

Além do seu aroma, que muitos dizem ser parecido a um consultório médico, o cravinho tem inúmeras aplicações médicas. Fica bem em qualquer guisado e também combina muito bem com fricassé.  As suas propriedades assemelham-se a um anestésico natural e é um excelente anti-inflamatório. É ainda conhecido por ajudar na prevenção de tromboses e coágulos. O extracto do cravinho, o eugenol, é muito utilizado na medicina dentária, devido às suas excelentes propriedades anti-cépticas. Os botões da flor do cravinho são também ricos em nutrientes, como o magnésio, cálcio e vitamina C.

Gengibre

 

Gengibre:

O sabor do gengibre é de frescura e picante. É um excelente condimento para usar em refogados e guisados, aumentando o sabor dos vários ingredientes. Seco, o gengibre é também usado em bolos e também no caril. As suas propriedades antioxidantes ajudem na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas. É também muito eficaz para eliminar as náuseas e o enjoo do movimento

 

Cominho:

De sabor semelhante ao anis, o pó ou as sementes do cominho dão um óptimo sabor a saladas, pratos indianos e mexicanos. As propriedades medicinais do cominho são conhecidas por ajudar na digestão, nas dores intestinais, na flatulência e na prevenção de problemas cardiovasculares.

Alecrim:

O sabor do alecrim ou rosmaninho é bastante forte e inconfundível. Fica muito em pratos de marisco e também em grelhados. Também combina bem em pratos com legumes e saladas. O aroma intenso do alecrim é muito eficaz para ajudar a levantar o ânimo. Além disso, o alecrim pode ajudar nas dores musculares, problemas da vesícula, problemas de ossos, dores de cabeça, depressões, problemas digestivos e muito mais. O óleo é conhecido por ajudar na bronquite, sinusite, no cansaço e como estimulante do sistema circulatório.

Hipertensos, epilépticos, mulheres grávidas e crianças até 10 anos de idade, não devem usar o alecrim como terapêutico.

Sálvia ou salva

Salva ou sálvia:

O cheiro da salva faz lembrar a madeira. Na cozinha a sálvia combina bem com o tomate, a cebola, o alho, os legumes, a carne e toda a cozinha italiana em geral. Esta erva, cujo nome significa saúde, é usada para muitos fins terapêuticos. Pode ser utilizada para dar ânimo e energia mas também para limpeza dos dentes, remoção do tártaro e dar um hálito agradável. Um banho tónico com um pouco de salva faz revigorar o corpo e a mente. É muito recomendada para quem tem diabetes. Prepare 100 gramas de folhas de sálvia em 1 litro de vinho branco seco. Beba frio e veja os seus níveis de açúcar no sangue baixarem. Além disso, é também muito boa para o sistema cardiovascular.

Noz-moscada:

O seu aroma muito intenso e característico, combina bastante bem com carnes, espinafres ou puré de batata. A noz moscada facilita a digestão e é ainda muito eficaz contra a flatulência. Pode ser usado exteriormente em fricções, para ajudar o reumatismo ou dores lombares. Ajuda ainda na prevenção de doenças cardiovasculares, já que evita a agregação de coágulos sanguíneos.

Evite conservar as ervas aromáticas durante longos períodos, já que estas perdem o seu sabor ao longo do tempo.

Esperamos que tenha aprendido um pouco mais sobre ervas aromáticas e as use mais no seu dia-a-dia. Além de fazerem bem à saúde, são ainda óptimas para a confecção de qualquer refeição. Em breve falaremos de outras ervas aromáticas e suas características

 

Como ajudar seus animais de estimação em caso de emergência

Criamos os nossos animais como pessoas da nossa família. Eles são criaturas que estão sempre do nosso lado e que precisam do nosso carinho e apoio. Mas por vezes, eles são como as crianças. Sentem dores, têm problemas de saúde, precisam de cuidados médicos especiais, e claro, precisamos estar aptos para esse tipo de eventualidades. A pensar em si e no seu animal de estimação, o Ideias e Dicas preparou um interessante e importante artigo, onde ensinará a si como prestar os primeiros socorros aos seus pequenos e estimados animais.

Os cães e os gatos, como qualquer outro tipo de animal de estimação, podem se colocar em situações bastante perigosas e sofrer alguns acidentes que precisam de cuidados imediatos e precisos. É importante saber que cada tipo de situação tem uma maneira indicada para ser tratada, por isso, vamos comentar cada uma delas:

Como prestar os primeiros socorros aos seus animais.

Convulsões epilépticas:

Além das pessoas, os animais também podem apresentar epilepsia ou então, apresentarem convulsão originada por alguma doença. Mas há uma pequena diferença. No caso das pessoas, temos a preocupação em não deixarmos a sua língua enrolar, mas no caso dos animais, se isso acontecer, não se preocupe, até porque para eles, isso não causará sufocamento. Por isso, tenha atenção às escoriações. Nesse caso, deite o seu animal em cima de um tapete e faça mimos nele. As convulsões epilépticas duram alguns minutos, mas depois passam. O ideal é deixar o seu animal calmo, daí a dica de fazer mimos nele. Se tiver acontecido somente uma vez, procure imediatamente o seu médico veterinário. Se o seu animal estiver em tratamento, é só seguir as recomendações médicas.

Desmaios e Choques eléctricos:

Antes de qualquer coisa, massaje o tórax do seu animal. Se a respiração do seu bicho de estimação estiver muito fraca, abra a boca e dê umas puxadas na sua língua. Faça isso dentro do carro, a caminho da clínica. Não perca tempo, porque nesse caso, será mesmo muito grave.

 

Picada de insectos:

Se o seu animal de estimação aparecer com as pálpebras, focinho e boca inchada, ele pode ter sido picado por algum insecto ou até mesmo por formigas que vivem perto de si. Nessa situação, leve-o para tomar injecção de antialergénico com máxima urgência.

Médico veterinário

 

Atropelamentos e Queimaduras:

No momento em que seu animal de estimação sofrer algum tipo de queimadura, use bastante água gelada ou simplesmente compressa com gelo e leve-o imediatamente para uma clínica veterinária mais próxima. Dependendo do tipo da queimadura, seu animalzinho precisará de outros cuidados importantes. Se for o caso, do seu bicho ter sofrido um atropelamento, antes de mais tenha calma, é preciso muita calma nesse momento. Há atropelamentos que só acontecerá uns arranhões ou pequenas fracturas, mas de qualquer forma, leve-o sempre no veterinário. Enquanto não chega na clínica tenha atenção em colocar uma focinheira no seu animal já que com a dor ele pode morder. Mesmos traumas “aparentemente” leves, devem sempre ser examinados e medicados por um médico, até porque ele pode sofrer hemorragias internas, e se for esse o caso, pode demorar a dar qualquer sinal.



 

Como somar as calorias dos alimentos durante a sua dieta

Encontrar os valores calóricos no rótulo de qualquer embalagem alimentar é fácil. Mas sabe realmente fazer a contagem de todas as calorias que você ingere no dia-a-dia? Veja no aqui no Ideias e Dicas como somar as calorias dos alimentos, durante a sua dieta.

Segundo os nutricionistas, as calorias são uma unidade de medida que representa a energia dos nutrientes, contidos nos alimentos. Para ser o mais clara possível, uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau de quilocaloria. É essa a razão da abreviatura “Kcal”, que é sempre vista nas embalagens dos alimentos.

Calorias dos alimentos

Como somar as calorias dos alimentos:

A proteína, a gordura, os carboidratos e o álcool, são um conjunto de nutrientes que fornecem calorias. No caso dos carboidratos e proteínas, estas fornecem 4 calorias por cada grama. No caso do álcool e gordura, estas apresentam entre 7 a 9 calorias por grama. O que significa que, se o rótulo da embalagem indicar 20 gramas de carboidratos (4×20), 2,4 gramas de proteína (4×2,4) e 5,5 gramas de gordura (9×5,5), no final a soma será de 139.1 calorias.

 

Esse resultado foi obtido através da seguinte expressão:

(20 x 4)+(2,4 x 4)+(5,5 x 9)

soma total das calorias: 139,1 calorias

 

 

Porque é preciso controlar as calorias?

Todo tipo de dieta reúne a soma das calorias diárias, tanto para manter o peso, como para emagrecer. Vale lembrar que cada pessoa apresenta uma necessidade calórica para equilibrar a sua balança. Para saber o número ideal das calorias que cada pessoa necessita ingerir, é feito um questionário onde o sexo, idade, altura, peso e a frequência das atividades físicas de casa pessoa são analisados.

 Como fazer a contagem das calorias dos alimentos

Nas pessoas que querem perder peso, é muito simples, explicam os nutricionistas. Segundo eles, a receita não tem nenhum mistério. Para conseguir, é necessário que a energia consumida dos alimentos seja menor do que a energia gasta pelo organismo da pessoa, quando praticam exercícios físicos com frequência.

Mas não se desespere, contar calorias é simples e fácil. A verdade é que fugir dos alimentos mais gordos, facilita na hora de calcular tudo o que comeu. Mas lembre-se, a forma como você for preparar os alimentos, estará sempre ligada à quantidade calórica.


 




Total de visitas: 817